quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lua de Mel em Gramado- parte 3 (última)

Ah como vida de turista não é fácil, (duro é se acostumar...) , no terceiro dia combinamos de ir em outros passeios com o grupo da agência de viagens, todos entre Gramado e Canela mesmo, iríamos visitar o Alpen Park, a Vinícula Jolimont e ao Zoo de Gramado.
Daí partimos em mais uma manhã enevoada para o Alpen Park, que é um dos poucos lugares que não cobra ingresso de entrada , mas somente para quem vai utilizar os brinquedos e atrações do parque( o que considero justíssimo!)... eles tem o trenó, que faz um circuito, passa por uma cachoeira, etc..., a tiroleza, quadriciclos , cinema 4D, escaladas, arborismo, entre outros, e é o tipo de lugar ótimo para crianças maiores e adolescentes gastarem energia e para pessoas com espírito de aventura....mas naquele frio, meu espírito de aventura Becky Bloom só me levou até as lojinhas de artesanato e à cafeteria, onde tomamos 2 expressos , comemos pão de queijo e assistimos ao treino da corrida de F1.
Em seguida fomos à Vitivinícola Jolimont, onde dava para ver os parreirais já secos,
e fomos recepcionados por uma artista local com uma linda apresentação de violino....


Entramos para ver os tonéis onde são armazenados os vinhos, e o enólogo Alfredo, foi explicando várias coisas a respeito da fabricação e características dos vinhos, e no final, fizemos uma degustação de alguns tipos de vinhos , espumantes e suco de uva, produzidos na vinícula.
A degustação é acompanhada de um queijinho para "limpar o paladar", e enquando degustamos o enólogo explica a forma certa de servir e conservar cada vinho.... Não sei porque mas saímos mais alegres do que quando chegamos...rsrsrs Só não provamos a reserva especial deles, segundo o Enólogo era a melhor produção deles em 30 anos, era um Cabernet Sauvignon de 2005, só vendem 1 garrafa por cliente por ano... e foi campeão de um concurso com vinhos do novo mundo com nota 96, ah acabamos trazendo um para comemorar 1 ano de casados em outubro. Já não vejo a hora...rsrsrs


Em seguida, seguimos para o almoço, e logo depois fomos ao zoológico de Gramado.

Bem, minha opinião como veterinária: Não sou assim totalmente a favor de zoológicos, mesmo reconhecendo a importancia do caráter educativo, de conscientização ambiental a que se destinam , retirar animais de seu ambiente natural para um recinto fechado é uma crueldade , porém nesse zoo, todos os animais pertencem a fauna brasileira e vieram de criadouros legalizados pelo Ibama, ou seja , não foram retirados da mata: ponto para o zoológico. Todos estavam em bom estado geral. Os recintos são bem feitos, tentando ambientar o habitat natural, e tem bom espaço, além disso, em praticamente todos eu vi "pontos de fuga" que são as tocas para quando não quiserem "aparecer" e é feito enriquecimento ambiental , com atividades e exercícios duas vezes ao dia. O que é fundamental para os felinos e diversas outras espécies que precisam de atividades que estimulem seus sentidos e comportamentos naturais. E parece que já tem nascido novos animais, o que quer dizer que as condições estão boas, pois do contrário eles não se reproduzem ( ao contrário dos humanos...).

Ah e vi alguns aquecedores e outras medidas para aquecer alguns ambientes, afinal eles também sofrem com o frio né... só os pinguins , seres exibidos por natureza, adoraram o clima e estavam todos alegres...

Além disso as aves tem amplos espaços e ficam soltas, e dá para se alimentar alguns animais com caixinhas de ração próprias para a espécie, que ficam em alguns compartimentos no parque, eu alimentei uma ema que já estava esperando...


E na saída uma lojinha com animais e objetos fofos, em que a renda é revertida para uma associação de proteção ao animal escolhido, legal né?


Em seguida voltamos ao hotel, caminhamos um pouco no centro, fui na loja da Lugano onde tomamos chocolate quente(escaldante!!)e comprei umas trufinhas....e á noite fomos caminhando ao restaurante Il Piacere, que era pertinho, e comemos uma deliciosa pizza de forno a lenha, num ambiente muito lindo com madeira de demolição estilo rústico, parfait!!!(maiores detalhes no "Brincando na cozinha")


No nosso último dia tivemos o dia livre, então ficamos de manhã no hotel mesmo, e no horário do almoço eu havia feito reservas para o restaurante "Moscerino", que foi nosso melhor custo - benefício de toda viagem: atendimento, cardápio, e todos aqueles detalhes que fazem a diferença entre ser mais um e ser especial... nunca vou esquecer a atenção e delicadeza e sempre que puder , voltaremos com certeza!!!( todos os detalhes estarão no "Brincando na Cozinha").

Em seguida voltamos andando, e pelo caminho o frio só aumentava... encontrei lavandas floridas... minhas preferidas... quando chegamos os termômetros marcavam 2 graus, com um vento cortante e gélido, tanto que nevou na madrugada, mas já estávamos voltando e não vimos.... Conseguimos fazer quase tudo que planejamos, não conseguimos ir a um café colonial porque as 3 refeições do dia já não davam espaço para mais nada... rsrsrs mas um dia volto lá para conferir se continua tudo ok! rsrsrs
Voltei e já estou com saudades... bom sinal né...
Viajar é bom, mas já estava com saudades de casa e da minha marmota que nos recebeu à sua maneira:


2 comentários:

  1. Mto legal! tambem passei minha lua de mel em gramado/canela e fiz os msm passeios ahahahaha mas foi no verao. Foi otimo ver as fotos e relembrar tb. E que fofa a festa da sua cachorrinha na chegada de vcs! Nada como voltar pra casa e ser tao bem recebido, com tanto amor! :)

    ResponderExcluir